segunda-feira, 15 de junho de 2009

Atividades do curso Ensinando e Aprendendo com as TICs

Este é um espaço criado para postar as atividades feitas durante o curso.

Atividades da Unidade 2 - Internet, Hipertexto e Hipermídia.

Atividade 2.1 navegação livre:

Navegação livre Rosângela Neres
Conversando com minha amiga Mônica pude perceber que a forma como navegamos foi diferente pois eu segui a ordem linear com que estava os links dos textos a serem visitados e ela já não seguiu a mesma ordem.
Navegando pelas páginas indicadas pude perceber que não houve muitas diferenças pois todos tratavam do mesmo assunto cinema apenas o layout, a forma como era distribuído o conteúdo e a forma de navegar dentro do próprio site era diferente alguns traziam a opção de pesquisa e outros traziam não só informações do cinema atual mais também da época da TV Tupi.
É muito interessante a navegação livre pois temos acesso a conteúdos diversos e que podemos utilizar.

O que é hipertexto

Hipertexto

Termo cunhado por Theodor H. Nelson, que o propôs pela primeira vez em 1965, numa comunicação apresentada à Conferência Nacional da Association for Computing Machinery, nos Estados Unidos. “O hipertexto é uma forma não linear de apresentar a informação textual, uma espécie de texto em paralelo, que se encontra dividido em unidades básicas, entre as quais se estabelecem elos conceptuais.”

http://www2.fcsh.unl.pt/edtl/verbetes/H/hipertexto.htm


A definição de hipertexto é bastante comum em vários autores mais alguns defendem a idéia de que a hipertextualidade só ocorre na internet e isso não é verdade pois acontece também em outros meios como dicionários, Bíblia entre outros.


Atividade 2.3 Conhecendo e comentando o trabalho dos colegas

Achei bastante interessante as opiniões do Ximenes quando diz que o hipertexto é dinâmico, veloz e acessível pois realmente ele permite que tenhamos acesso através de um único texto a vários outros através do hiperlink, também gostei da opinião do Aurimarcos quando diz que o conhecimento não existe limites e sempre há uma ramificação de um assunto que leva a outro e assim podemos aprofundar ou conhecer determinado assunto. Já a Dorem colocou que o hipertexto só está disponível em formato eletrônico e isso não é verdade pois outros autores afirmam que já usávamos o hipertexto antes mesmo da existência da internet, ou seja através de enciclopédia ou dicionário.


Coisas Importantes e significativas

Hipertexto


O hipertexto é uma forma bastante dinâmica de se navegar pois de um assunto você pode ter acesso a vários outros que também pode nos interessar, para isso basta que um determinado texto tenha links de acesso a outros. No hipertexto podemos ainda contar nossa história como falou o autor Alberto Tornaghi fazendo ligações com fatos que ocorreram em nossa vida, podemos ainda ser colaboradores e até co-autor de assuntos diversos, podemos ter acesso a documentos prontos com várias sequências mas seguirmos a sequência que nos interessa com isso podemos criar nossos próprios links de interesse.
E uma das coisas mais interessante que pude perceber é que já praticávamos o estudo por hipertexto muito antes da tecnologia da internet simplesmente utilizando o dicionário que nos levava a pesquisar um verbete que dava origem a outro que também não era conhecido e por isso acabávamos pesquisando ele também e assim praticando hipertexto.
Outra vantagem do hipertexto é que podemos montar uma lista de sites interessantes fazendo apenas pequenos comentários e criando um link para que nossos alunos aprofunde o assunto acessando aquele site em qualquer ambiente independente de nossa visão.